Washington, EUA – 24 de março de 2024 (AFP) – O Congresso dos Estados Unidos aprovou, esmagadoramente, um projeto de lei orçamentária após meses de impasse entre os partidos Democrata e Republicano.
O ano fiscal começou há seis meses, em outubro. No entanto, cerca de 70% do orçamento ainda não havia sido aprovado devido às diferenças entre os partidos. Um projeto de lei de gastos provisório foi aprovado para evitar um fechamento do governo.
O Senado aprovou o projeto de lei orçamentária de 1,2 trilhão de dólares no início da manhã de sábado (23). Ele inclui financiamento para defesa nacional e segurança na fronteira, sobre os quais os partidos anteriormente não haviam conseguido chegar a um acordo.
A Câmara dos Representantes já aprovou o projeto de lei, que agora será enviado ao Presidente Joe Biden para assinar.
No entanto, uma republicana conservadora linha-dura na Câmara expressou ressentimento em relação ao orçamento favorável aos Democratas. Ela apresentou um pedido para destituir o Presidente da Câmara, Mike Johnson, chamando-o de um aviso. Uma data para uma votação ainda não foi determinada.
Em outubro passado, o antecessor de Johnson, Kevin McCarthy, se tornou o primeiro Presidente da Câmara a ser destituído na história dos Estados Unidos, após aprovar um projeto de lei de gastos temporário com os Democratas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm