Bangkok, Tailândia, 13 de março de 2024 – A Comissão Eleitoral da Tailândia anunciou que buscará a dissolução do Move Forward, que conquistou a maioria dos assentos nas eleições gerais do ano passado. O partido havia defendido reformas na monarquia tailandesa.
A comissão divulgou na terça-feira (12), que decidiu unanimemente pedir à Corte Constitucional a dissolução do Partido Move Forward. Alega que há evidências razoáveis de que o partido tentou derrubar o sistema monárquico constitucional do país.
O partido venceu as eleições de maio do ano passado depois de campanhas prometendo emendar uma lei que torna ilegal insultar a família real tailandesa.
No entanto, o Partido Move Forward foi excluído do governo de coalizão e se tornou um partido de oposição. Alguns conservadores pediram sua dissolução.
Em janeiro, o Tribunal Constitucional decidiu que o plano do partido de modificar a lei de lesa-majestade da Tailândia é inconstitucional.
Se o tribunal decidir ordenar a dissolução do Partido Move Forward, isso pode gerar uma forte reação dos apoiadores, incluindo jovens tailandeses.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am