Tóquio, Japão, 13 de março de 2024 – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (International Atomic Energy Agency – IAEA), Rafael Mariano Grossi, afirmou em entrevista à NHK que “total transparência” é a chave para lidar com a desinformação e a confusão em torno da liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi para o oceano.
Grossi, que está visitando o Japão, em concedeu uma entrevista na terça-feira (12). Ele está programado para inspecionar a usina de Fukushima Daiichi na quarta-feira (13), para verificar como a operação de descarga está sendo realizada.
O diretor mencionou que a IAEA está monitorando independentemente a segurança da água tratada e afirmou que o plano do Japão para a liberação da água tratada está em conformidade com os padrões de segurança internacionais.
Ele acrescentou que o mais importante é se o plano está sendo executado conforme o planejado.
A água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água tratada no oceano, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível de orientação da Organização Mundial da Saúde para água potável.
Quando questionado sobre a resposta de países como a China, que se opõem ou expressam preocupações com a liberação, Grossi disse que há um diálogo em andamento que ele espera que ajude a resolver as preocupações.
Ele afirmou ter a impressão de que as pessoas nesses países estão gradualmente entendendo a situação em relação à água tratada.
Grossi continuou dizendo que algumas pessoas têm medo da água tratada e há muita desinformação e confusão. Ele enfatizou que a “total transparência” das informações é o único “antídoto” para lidar com a questão. Ele acrescentou que a AIEA compartilhará os dados científicos com diversos países para promover o entendimento.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm