Tóquio, Japão – 20 de março de 2024 – O Banco do Japão anunciou uma mudança histórica em sua política monetária, encerrando sua política de taxas negativas e abandonando o controle da curva de rendimentos pela primeira vez em 17 anos. A decisão foi tomada após a reunião de dois dias dos formuladores de políticas econômicas na terça-feira (19).
A mudança de política ocorre com o Banco do Japão avaliando o ciclo virtuoso entre salários e preços e julgando que sua meta de estabilidade de preços de inflação de 2 por cento será alcançada de forma sustentável.
Como parte dessa nova abordagem, o BOJ definiu a taxa de chamada overnight não garantida como seu novo alvo de política. Para alcançar a diretriz, será aplicada uma taxa de juros de 0,1 por cento aos saldos de contas correntes das instituições financeiras mantidas no banco.
Os formuladores de políticas afirmam que vão incentivar a taxa de chamada overnight a permanecer em torno de zero a 0,1 por cento.
A “taxa de chamada overnight não garantida” refere-se às taxas para transações não garantidas nos mercados de chamada, onde as instituições financeiras emprestam e tomam empréstimos de curto prazo.
O BOJ manteve a taxa de juros de curto prazo em menos 0,1 por cento para alguns depósitos de instituições financeiras mantidos pelo banco central desde 2016.
Ao mesmo tempo, o banco deixará de definir uma meta para os rendimentos dos títulos do governo de 10 anos.
Sob seu controle da curva de rendimentos, o banco comprou grandes quantidades de títulos do governo japonês para manter as taxas de juros de longo prazo em torno de zero por cento.
O BOJ também decidiu não continuar comprando fundos negociados em bolsa e trusts de investimento imobiliário do Japão. O banco central usou a medida para injetar quantidades massivas de dinheiro para sustentar o mercado de ações.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm