Tóquio, Japão – 5 de março de 2024 – Autoridades meteorológicas do Japão descreveram a temporada de inverno deste ano como incomumente quente, marcando a segunda temperatura média nacional mais alta registrada.
A Agência Meteorológica do Japão convocou um painel de especialistas na segunda-feira (4), para analisar as condições climáticas de dezembro a fevereiro.
O painel citou uma tendência de ar quente cobrindo o Japão neste inverno. A temperatura média nacional durante o período foi 1,27 graus Celsius mais alta do que em um ano médio, tornando a estação a segunda mais quente desde o início dos registros em 1898. A mais quente foi em 2020.
Oficiais da agência atribuíram o resultado deste ano ao aquecimento global. Eles acrescentaram que os ventos de oeste fluindo em altitudes elevadas, incluindo o jato subtropical que se deslocou para o norte perto do Japão, fizeram com que o ar quente do sul cobrisse o arquipélago.
Eles afirmam que outro vento de oeste, o jato polar frontal, fez apenas pequenos movimentos perto do Japão, impedindo que o ar frio avançasse para o sul.
O painel concluiu que a chance de temperaturas incomumente altas teria sido extremamente baixa se não fosse pelo aumento das temperaturas devido ao aquecimento global.
O chefe do painel, Nakamura Hisashi, professor do Centro de Pesquisa para Ciência Avançada e Tecnologia da Universidade de Tóquio, disse que seria seguro chamar este inverno de incomumente quente. Ele acrescentou que mais invernos igualmente quentes podem estar por vir no futuro, dependendo das condições climáticas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm