Tóquio, Japão – 24 de fevereiro de 2024 – Ucranianos que fugiram para o Japão devido à invasão russa compartilharam suas experiências em um evento realizado antes do segundo aniversário do conflito.
O Conselho Nacional das YMCAs do Japão organizou a reunião na sexta-feira (23), em Tóquio. Cerca de 50 pessoas, incluindo equipe de apoio, participaram do encontro.
Uma ucraniana na casa dos 40 anos, que trabalha em um escritório de advocacia na capital, oferece suporte aos evacuados.
Ela relata que alguns optaram por retornar à Ucrânia porque escolas e universidades exigem proficiência avançada na língua japonesa.
Além disso, ela destacou que aprender japonês é difícil e pediu apoio educacional.
Um estudante de 19 anos, que estuda idiomas, disse em japonês que fazer amigos é difícil porque as pessoas acham que ele vai voltar para a Ucrânia.
A oficial do evento, Yokoyama Yuria, ressaltou que os evacuados estão em diferentes estágios de vida e enfrentam uma variedade de desafios, como empregos e educação dos filhos.
Ela acrescentou que o conselho das YMCAs promoverá a cooperação entre os setores público e privado para gerar mais apoio aos evacuados.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am