Washington, Estados Unidos – 2 de fevereiro de 2024 – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, líder na corrida pela indicação presidencial republicana, prometeu bloquear a compra da United States Steel pela Nippon Steel.
A maior fabricante de aço do Japão anunciou em dezembro um acordo para adquirir a US Steel por cerca de 14 bilhões de dólares.
Questionado por repórteres na quarta-feira (31), em Washington, se bloquearia a aquisição se fosse eleito, Trump respondeu: “Absolutamente”. Ele disse que faria isso “instantaneamente”.
O sindicato United Steelworkers emitiu uma declaração criticando a compra planejada depois que a Nippon Steel anunciou o acordo. Alguns legisladores tanto do Partido Republicano quanto do Democrata também estão expressando oposição ao plano.
A administração do presidente Joe Biden planeja que o Comitê de Investimento Estrangeiro examine o caso. O órgão revisa fusões e aquisições de empresas americanas por empresas estrangeiras para avaliar possíveis impactos na segurança nacional dos EUA.
A US Steel tem sede na Pensilvânia, um estado fundamental. Trump assegurou a vitória no estado, nas eleições presidenciais de 2016, enquanto Biden ganhou o estado em 2020.
Isso apresenta um cenário incomum no qual o resultado de um plano de aquisição substancial pode ser influenciado pela eleição presidencial.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am