0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 1:50: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Terremoto em Noto: Polícia divulga causas da morte das vítimas

Agência Nacional de Polícia do Japão revela detalhes sobre as mortes ocorridas durante o terremoto de Ano Novo em Noto.

Noto, Japão – 01 de fevereiro de 2024 – A Agência Nacional de Polícia do Japão divulgou as causas das mortes das vítimas do terremoto que atingiu a Prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão, no Ano Novo.

Segundo informaçõesda NHK, muitas vítimas estavam esperando para serem resgatadas pouco antes de falecerem.

Até o momento, foram confirmadas 238 mortes no terremoto que atingiu a região de Noto. Dezenove pessoas ainda estão desaparecidas.

Das 222 pessoas para as quais foram registradas as causas da morte, 92 foram esmagadas, 49 faleceram por asfixia ou insuficiência respiratória, e 32 sofreram hipotermia.

No entanto, muitas pessoas presas em prédios desabados foram resgatadas. Amaike Masaharu, de 60 anos, residente da cidade de Wajima, estava no primeiro andar de sua casa quando o terremoto ocorreu.

Amaike relata que estava deitado de bruços sob o vão entre as vigas e o chão. Ele atribui sua sobrevivência a uma mesa baixa que criou o espaço. Mesmo sendo pequena, ele acredita que isso o impediu de ser esmagado.

Kako Yoshinobu, especialista em resgate de pessoas presas em escombros, destaca a importância de encontrar bolsões de segurança em casos como esses. Ele ressalta que, em muitos casos, pessoas conseguiram se abrigar em locais seguros dentro dos escombros, evitando ferimentos graves.

Entretanto, o frio do inverno pode ser fatal. Muitas das vítimas que morreram de hipotermia estavam em áreas de difícil acesso, o que dificultou o trabalho dos socorristas.

Em outro desdobramento relacionado, as primeiras unidades habitacionais temporárias foram concluídas na Prefeitura de Ishikawa na quarta-feira (31). A ocupação das unidades em Wajima terá início a partir deste sábado (3).

Dezoito unidades estão prontas, e mais de 4.000 solicitações foram recebidas. O objetivo da prefeitura de Ishikawa é construir pelo menos 3.000 unidades temporárias até o final de março.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img