4.3 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 8:10: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

TEPCO anuncia quarta rodada de liberação de água da usina de Fukushima na quarta-feira

Operadora da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi anuncia início da quarta fase de liberação de água tratada para o mar.

Fukushima, Japão – 27 de fevereiro de 2024 – A Tokyo Electric Power Company – TEPCO, operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, anunciou que iniciará a quarta fase de liberação de água tratada no mar na quarta-feira.

A empresa planeja liberar cerca de 7.800 toneladas de água tratada durante um período de 17 dias, encerrando assim a liberação durante o atual ano fiscal, que termina em março.

Aproximadamente 31.200 toneladas de água tratada devem ser liberadas ao longo do ano, conforme planejado, da usina na Prefeitura de Fukushima, que sofreu um triplo derretimento durante o terremoto e tsunami de 2011.

A TEPCO afirma que as três rodadas anteriores não apresentaram problemas graves. As análises das amostras de água retiradas no mar próximo à usina mostraram que a concentração de trítio está muito abaixo do nível estabelecido pela empresa para suspender a liberação.

No entanto, durante o processo de tratamento da água na usina, dois trabalhadores foram hospitalizados temporariamente em outubro após exposição direta a líquidos contendo substâncias radioativas. Em 7 de fevereiro, foi constatado vazamento de água não tratada de um dispositivo de filtragem.

A empresa afirma que realizará a próxima liberação com o máximo cuidado.

A água usada para resfriar o combustível derretido em Fukushima Daiichi tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes de liberá-la no mar, a operadora dilui a água para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível orientador da Organização Mundial da Saúde para água potável.

A TEPCO iniciou a liberação da água tratada no oceano em agosto do ano passado, em conformidade com a política do governo.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img