Tóquio, Japão – 16 de fevereiro de 2024 – A gigante japonesa das telecomunicações, SoftBank, está se unindo à fabricante de chips dos EUA, Nvidia, em uma aliança para utilizar inteligência artificial na melhoria dos serviços sem fio.
O objetivo é desenvolver tecnologia capaz de processar dados em torres de transmissão de celular sem depender de centros de dados.
O grupo será chamado de Aliança AI-RAN e inclui os principais fornecedores de equipamentos de transmissão móvel, Ericsson, da Suécia, e Nokia, da Finlândia. RAN significa rede de acesso por rádio e é um componente crucial das comunicações por telefone celular.
Fontes afirmam que a descentralização do processamento de dados permitirá a oferta de serviços de IA em telefones móveis em níveis mais elevados.
Dizem também que a tecnologia automatizará a operação das redes de estações-base. Permitir que as estações-base se adaptem automaticamente às mudanças no volume de dados pode ajudar as redes a evitar atrasos.
A SoftBank opera cerca de 200.000 estações-base de telefonia móvel em todo o Japão. A nova tecnologia está chamando a atenção como uma nova forma de utilizar as estações.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm