Yamalo-Nenets, Rússia – 16 de fevereiro de 2024 – Autoridades russas informam que o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão aos 47 anos.
O Serviço Penitenciário Federal do Distrito Autônomo de Yamalo-Nenets, no Círculo Ártico, informou na sexta-feira (16), que Navalny se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência. Disse que os médicos não conseguiram reanimá-lo, e sua morte foi confirmada.
Navalny foi preso em 2021 por um incidente econômico anterior e encarcerado. Mesmo na prisão, ele continuou criticando o presidente Vladimir Putin nas redes sociais. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, ele convocou as pessoas a realizarem manifestações anti-guerra nas ruas.
Um grupo que apoia o líder da oposição disse em uma postagem nas redes sociais, em dezembro, que ele estava detido em uma colônia penal no norte da Rússia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, diz que acredita que os médicos identificarão a causa de sua morte.
Grupos de direitos humanos e países ocidentais têm buscado a libertação de Navalny. A crítica contra a administração de Putin provavelmente aumentará após a morte do opositor.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm