7.1 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 2:33: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rússia rotula como ‘indesejável’ grupo japonês que busca devolução de ilhas

Ministério da Justiça russo designa como 'organização indesejável' um grupo japonês que almeja a devolução de ilhas sob controle russo ao Japão.

Moscou, Rússia – 08 de fevereiro de 2024 – O Ministério da Justiça russo anunciou na terça-feira que designou como “organização indesejável” um grupo japonês que busca a devolução de quatro ilhas sob controle russo ao Japão.

O Japão reivindica as quatro ilhas, que chama de Territórios do Norte. O governo japonês sustenta que as ilhas são parte intrínseca do território do país e que foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia fez o movimento na segunda-feira, possivelmente mirando em um grupo japonês chamado Hoppo Domei.

Segundo a mídia russa, qualquer grupo designado como tal fica efetivamente proibido de realizar atividades dentro da Rússia.

Em abril passado, as autoridades russas rotularam outro grupo japonês, a Liga dos Residentes das Ilhas Chishima e Habomai, que inclui ex-ilhéus, como uma “organização indesejável”.

A Rússia, unilateralmente, anunciou a suspensão das negociações de tratado de paz com o Japão, incluindo conversas sobre as ilhas. Isso foi em resposta às sanções impostas pelo governo japonês devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Programas de intercâmbio para ex-residentes das ilhas também permanecem interrompidos.

Também foi sugerido que o presidente russo, Vladimir Putin, fará sua primeira visita às ilhas um dia.

O Secretário-Chefe do Gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, revelou que o governo japonês apresentou um protesto na quarta-feira por meio de canais diplomáticos e exigiu que a Rússia revogasse sua decisão, considerando-a unilateral e inaceitável.

Hayashi acrescentou que o governo responderá adequadamente para garantir que não haja impacto negativo nas atividades das pessoas que defendem o retorno das ilhas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img