Moscou, Rússia – 27 de fevereiro de 2024 – A tensão no leste da Ucrânia atinge um novo patamar com a confirmação do Ministério da Defesa da Rússia de que suas forças capturaram uma vila na região. O movimento ocorre após a tomada de controle de Avdiivka por parte das tropas russas.
O Ministério da Defesa russo anunciou na segunda-feira (26), que suas forças capturaram a vila ucraniana de Lastochkyne, a oeste de Avdiivka, na região leste de Donetsk.
As forças militares ucranianas confirmaram a retirada de suas tropas da vila. O comandante Oleksandr Tarnavskiy enfatizou em uma postagem nas redes sociais que suas tropas estão fortalecendo a linha de defesa na tentativa de deter um avanço russo adicional.
Aparentemente, a Rússia continuou movendo suas tropas para o oeste, seguindo a captura de Avdiivka.
Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou na segunda-feira um decreto para reestabelecer os distritos militares de Moscou e Leningrado.
A medida parece ser uma resposta à tentativa da Suécia de se juntar à OTAN, seguindo os passos da Finlândia.
O New York Times reportou no domingo (25), uma parceria secreta de uma década entre a Agência Central de Inteligência dos EUA e a Ucrânia, citando autoridades ucranianas e ocidentais.
Segundo o Times, o pessoal da CIA permaneceu na Ucrânia após a invasão russa e forneceu informações críticas sobre os planos de combate e armamentos da Rússia.
O jornal também informou que, no início deste mês, o diretor da CIA, William Burns, fez uma visita secreta à Ucrânia, sua décima desde o início da invasão russa há 2 anos. Isso ocorreu em meio a uma crescente divisão entre os membros do Congresso dos EUA sobre continuar o apoio à Ucrânia.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm