Manila, Filipinas – 26 de Fevereiro de 2024 – Este domingo (25), marcou o 38º aniversário da queda do falecido ditador filipino, Presidente Ferdinand Marcos, em um levante pró-democracia.
O movimento People Power derrubou a ditadura em 25 de fevereiro de 1986. O dia foi, posteriormente, estabelecido como feriado nacional. No entanto, o filho de Marcos, o Presidente Ferdinand Marcos Jr., removeu o feriado este ano por meio de uma proclamação presidencial.
Grupos cívicos realizaram uma manifestação em Manila no domingo. Os participantes criticaram a decisão de remover o feriado, classificando-a de uma tentativa de revisão da história.
Foram exibidos vídeos do movimento pró-democracia, e as vítimas da ditadura foram lamentadas.
Uma estudante do ensino médio, de 17 anos, disse que foi à manifestação com sua mãe porque sua escola não ensina a história do movimento pró-democracia em detalhes.
Um estudante do ensino médio, de 18 anos, disse que está triste porque o governo parece estar tentando revisar e destruir a história. Ele acrescentou que os jovens não devem esquecer as atrocidades cometidas no passado e como as pessoas conquistaram a liberdade que hoje desfrutam.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am