1 C
Kóka
quinta-feira, 6 fevereiro, 2025 9:46: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Muitos pedidos ajuda falsos após terremoto no Japão têm origem no exterior

Análise revela que diversos pedidos de ajuda fraudulentos feitos após o terremoto no Japão foram originados de outros países.

Tóquio, Japão – 3 de fevereiro de 2024 – A NHK examinou uma série de pedidos falsos de resgate postados na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter, após um terremoto massivo que atingiu o Japão central no Dia de Ano Novo. A análise revelou que muitos dos pedidos, escritos em japonês, foram feitos do exterior.

Após o terremoto, muitos pedidos de ajuda surgiram da província de Ishikawa, uma das áreas mais afetadas. No entanto, alguns desses pedidos continham endereços inexistentes ou eram acompanhados por fotos não relacionadas.

A NHK analisou 24 contas que haviam postado pedidos de ajuda do mesmo endereço na gravemente atingida cidade de Suzu, juntamente com vídeos de locais não relacionados. Doze dessas contas foram rastreadas até o Paquistão e pelo menos nove costumavam postar em árabe ou urdu, a língua nacional do Paquistão.

Essas contas postaram sobre o Japão quase 3.000 vezes desde outubro. Cerca de 160 dessas postagens estavam relacionadas ao terremoto e tiveram mais de 11 milhões de visualizações no total. Havia também cerca de 70 postagens sobre a colisão, em 2 de janeiro, no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, com mais de 2,5 milhões de visualizações.

Um dos usuários que fez um pedido falso de ajuda também postou um vídeo no YouTube sobre como ganhar dinheiro atingindo um certo número de visualizações na X, enquanto outro relatou ganhar dinheiro com postagens na X.

Algumas postagens pareciam visar ganhos replicando conteúdo amplamente divulgado no Japão através da X.

O professor da Universidade J.F. Oberlin, Taira Kazuhiro, especialista em informações falsas, diz que atos para contaminar o espaço de informações durante emergências ou eleições visando lucro representam um risco de desestabilização da sociedade. Ele diz que há uma necessidade de contramedidas abrangentes.

Acredita-se que o Paquistão seja um dos países onde grande parte das informações falsas foi postada. O país enfrenta uma situação econômica severa, marcada por alta inflação.

Ele foi atingido por inundações devastadoras em 2022, que inundaram cerca de um terço do território. Grandes setores, incluindo agricultura, foram duramente atingidos.

O índice de preços ao consumidor do país em janeiro subiu 28,3% em relação ao ano anterior. A Organização Internacional do Trabalho estima que o número de desempregados no ano passado aumentou em 1,5 milhão em relação a 2021.

Um especialista no uso de redes sociais no país diz que mais pessoas estão recorrendo às mídias sociais como forma de ganhar dinheiro.

Um engenheiro civil de 26 anos disse que tem postado vídeos chamativos há meses para gerar renda. Ele disse que muitas pessoas estão usando as mídias sociais como uma maneira de ganhar dinheiro em meio a uma economia desafiadora e preços de gasolina em alta. Ele acredita que é uma forma de complementar sua renda do trabalho.

O especialista diz que a tendência está aumentando especialmente entre os jovens que enfrentam escassez de empregos, e apontou que alguns estão usando informações e idiomas estrangeiros para aumentar a audiência.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img