Noto Peninsula, Japão – 14 de fevereiro de 2024 – Os habitantes da Península de Noto estão lutando para retomar a vida normal após um poderoso terremoto devastar a região no Dia de Ano Novo.
O serviço de almoço foi retomado em algumas escolas na cidade de Wajima, onde a água continua cortada e as instalações de cozinha foram danificadas. Voluntários prepararam refeições fora da cidade.
Autoridades da cidade de Noto começaram a receber pedidos de subsídios para reparar casas danificadas.
Mais de 5.000 evacuados estão hospedados em hotéis e pousadas fora das áreas afetadas. Pessoas na indústria do turismo nas cidades de Kaga, Komatsu e em outras partes da Prefeitura de Ishikawa dizem que continuarão acomodando evacuados além de março.
A Prefeitura de Ishikawa, junto com o ministério do meio ambiente do Japão, lançou um site com informações sobre animais de estimação que desapareceram durante a evacuação.
Enquanto isso, profissionais de saúde de todo o país estão nas áreas mais afetadas para compensar a escassez de pessoal médico. Mais de 1.100 Equipes de Assistência Médica em Desastres têm prestado apoio por mais de seis semanas junto com a Cruz Vermelha Japonesa e a Associação Médica do Japão.
Uma clínica na cidade de Suzu teve que suspender os cuidados médicos quando três enfermeiras deixaram a cidade após o terremoto. Ela conseguiu retomar as operações na terça-feira (13), com a ajuda externa.
O membro da Equipe de Assistência Médica em Desastres, Hakozaki Takahiro, está coordenando as equipes na região.
Ele disse: “Acredito que precisamos continuar fornecendo recursos humanos especializados em desastres e capazes de oferecer conselhos sobre como coordenar esforços”.
Hakozaki destaca a importância de continuar fornecendo apoio médico, já que muitos evacuados lutam para retomar a vida cotidiana.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm