Moscou, Rússia – 23 de fevereiro de 2024 – Mídias estatais russas exibiram um vídeo mostrando o presidente Vladimir Putin a bordo de um bombardeiro estratégico com capacidade nuclear, numa aparente tentativa de destacar o poder militar do país.
As imagens mostram Putin embarcando em um Tu-160M na república central da Rússia do Tartaristão na quinta-feira (22). Ele é visto segurando o manche de controle enquanto o avião está em voo.
Especialistas afirmam que a aeronave está sendo utilizada para lançar ataques com mísseis na Ucrânia. Putin realizou seu voo dois dias antes do segundo aniversário do início da invasão da Rússia.
A mídia russa também noticiou uma entrevista com o ex-presidente Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do conselho de segurança.
Medvedev afirmou que as forças russas terão que marchar novamente sobre Kyiv, pois a capital ucraniana representa uma ameaça internacional para a existência da Rússia.
Ele também disse que a Ucrânia tem a escolha entre uma guerra interminável e a vida em um estado comum com a Rússia.
Enquanto isso, a agência de notícias Reuters citou seis fontes na quarta-feira (21), afirmando que o Irã havia fornecido à Rússia numerosos mísseis balísticos de superfície a superfície.
Citou três fontes iranianas dizendo que muitos dos mísseis são do tipo que podem atingir alvos a até 700 quilômetros de distância.
A Reuters disse que uma fonte revelou que os envios começaram no início do mês passado. Citou um oficial militar iraniano dizendo que haveria mais envios nas próximas semanas.
Na quinta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy postou um comentário nas redes sociais referente à cidade de Avdiivka, na região leste de Donetsk. As forças russas tomaram o controle da cidade, estrategicamente importante, no início deste mês.
Zelenskyy enfatizou sua intenção de reforçar as defesas perto da cidade para evitar novos avanços russos. Ele disse que seu povo fez uma análise detalhada da situação em Avdiivka e ao sul.
Zelenskyy contestou a alegação de Moscou de que a Rússia havia retomado o controle da vila de Krynky no lado leste do rio Dnipro, na região sul de Kherson. Ele disse que os fuzileiros navais ucranianos estavam mantendo uma cabeça de ponte lá.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm