Tóquio, Japão – 7 de fevereiro de 2024 – Médicos japoneses planejam realizar um feito inédito ao transplantar um rim de porco em um feto humano. Será o primeiro ensaio clínico desse tipo no país.
A equipe da Escola de Medicina da Universidade Jikei, liderada pelo Professor Yokoo Takashi, pretende submeter uma aplicação ao comitê governamental responsável por aprovar tais procedimentos até o final deste ano.
Os pesquisadores afirmam que esperam ser capazes de transplantar os rins de fetos de porco em fetos humanos que possuem a Síndrome de Potter. Fetos com a síndrome não conseguem produzir urina porque seus rins não funcionam. Os pesquisadores desejam que o transplante sirva como medida temporária até que o bebê nasça e possa passar por diálise artificial.
As rejeições resultantes de transplantes entre espécies têm sido um grande desafio, mas a equipe diz que é improvável que ocorram em transplantes de rins de fetos de porco. Eles afirmam que removerão o rim de porco após a criança ser capaz de passar por diálise.
Devido às questões éticas envolvidas em xenotransplantes, os pesquisadores afirmam que irão investigar se podem obter aprovação pública e proceder com cautela. Eles planejam ter comitês de avaliação ética em instalações de pesquisa aprovando a iniciativa.
Se bem-sucedido, será o primeiro transplante entre espécies no Japão.
Yokoo afirmou acreditar que este é um tratamento que dará esperança a crianças que não têm outras opções. Ele disse que a equipe irá avançar examinando a segurança do procedimento e determinando se a iniciativa é socialmente aceitável. Ele acrescentou que a equipe também estudará os aspectos éticos do procedimento e sua eficácia.
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am