Manila, Filipinas – 4 de fevereiro de 2024 – Aproximadamente 200 pessoas se reuniram na capital das Filipinas, Manila, para lamentar as vítimas mortas em intensos combates de rua entre o antigo exército imperial japonês e as forças dos EUA nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
Os combates começaram em fevereiro de 1945 e duraram cerca de um mês.
As autoridades filipinas estimam que cerca de 100.000 civis foram mortos por militares japoneses ou morreram nos combates. Os restos mortais das vítimas foram enterrados coletivamente após as batalhas, tornando mais difícil para os sobreviventes identificar seus entes queridos.
O evento memorial, marcando o 79º aniversário, ocorreu em frente a um monumento no centro de Manila no sábado (3), com parentes das vítimas e estudantes presentes.
Um homem que perdeu três membros da família disse que muitos dos sobreviventes não conseguiram recuperar os corpos de seus entes queridos, pois os combates continuaram por semanas.
Uma estudante de 19 anos disse que aprendeu sobre a batalha e que ela não deve ser esquecida.
Um homem representando as famílias enlutadas disse querer que as pessoas lembrem o que aconteceu para que algo assim nunca mais ocorra.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am