Tóquio, Japão, 22 de fevereiro de 2024 – Uma pesquisa conduzida pela Fundação Nippon revelou que mais de 70% dos evacuados da Ucrânia atualmente no Japão têm a esperança de permanecer no país a longo prazo, de acordo com os resultados divulgados.
A Fundação Nippon, que tem oferecido apoio aos evacuados ucranianos, realizou a pesquisa durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de compreender as necessidades e aspirações desses indivíduos.
De acordo com a Agência de Serviços de Imigração, até o dia 14 de fevereiro, 2.098 evacuados da Ucrânia estavam residindo no Japão.
Dos 1.022 entrevistados na pesquisa, 39% expressaram o desejo de permanecer no Japão pelo maior tempo possível, enquanto 33,9% afirmaram que desejam ficar até que a situação na Ucrânia se estabilize. O total de 72,9% representa um aumento de mais de 7 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Além disso, os evacuados foram questionados sobre o tipo de apoio necessário além de subsídios e suprimentos diários. Múltiplas respostas foram permitidas. Empregos e treinamento profissional lideraram a lista com 44,7%, seguidos por assistência para fazer amigos japoneses com 34% e educação em língua japonesa com 29,4%.
Yuliia Boiarchuk, que chegou ao Japão vinda da Ucrânia em setembro de 2022, participou da coletiva de imprensa da fundação na quarta-feira (21). Ela afirmou que deseja permanecer no Japão pelo maior tempo possível, pois não pode retornar à Ucrânia em breve. Boiarchuk expressou o interesse em melhorar suas habilidades na língua japonesa durante sua estadia no país.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am