Moscou, Rússia – 23 de fevereiro de 2024 – A mãe do falecido líder da oposição russa, Alexei Navalny, afirma que as autoridades lhe mostraram o corpo, mas se recusaram a entregá-lo e a pressionaram para enterrá-lo em segredo.
As revelações foram feitas em um vídeo divulgado por Lyudmila Navalnaya na quinta-feira (22). As autoridades russas anunciaram na sexta-feira da semana passada que Navalny havia falecido em uma prisão onde estava detido.
A mãe de Navalny disse que as autoridades a levaram para ver o corpo em uma morgue na quarta-feira (21), à noite. Ela afirmou que tentaram chantageá-la e impuseram condições sobre onde, quando e como ele deveria ser enterrado.
Ela disse que os funcionários ameaçaram fazer algo com o corpo se ela não concordasse com um funeral secreto. Ela citou um deles dizendo que o tempo não estava a seu favor, já que o corpo estava se decompondo.
A mãe de Navalny diz ter gravado o vídeo quando as autoridades começaram a ameaçá-la. Ela continuou exigindo que o corpo fosse transferido imediatamente para ela.
A mãe de Navalny e seu grupo de apoio disseram que as autoridades a fizeram assinar uma certidão de óbito afirmando que ele havia morrido de causas naturais.
Isso acontece enquanto o Kremlin é amplamente acusado de ter participação na morte de Navalny.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm