Moscou, Rússia – 21 de fevereiro de 2024 – A mãe do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny instou o presidente Vladimir Putin a entregar o corpo de seu filho.
Lyudmila Navalnaya fez o apelo em um vídeo divulgado na terça-feira (20). As imagens foram gravadas em frente à prisão onde Navalny faleceu na sexta-feira (16).
Autoridades teriam informado à família enlutada que o corpo não será entregue até que a análise química seja concluída em 14 dias.
A mãe disse que não conseguiu ver o corpo de seu filho por cinco dias e nem mesmo foi informada sobre o local onde ele está.
Ela declarou: “Faço um apelo a você, Vladimir Putin. Resolver este problema depende apenas de você. Deixe-me finalmente ver meu filho.”
Ela também exigiu que o corpo “seja liberado imediatamente para que eu possa enterrá-lo dignamente”.
Mais de 70.000 apelos foram enviados a um grupo de direitos humanos russo solicitando que o Comitê de Investigação do país devolva seu corpo.
A viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, disse em uma mensagem de vídeo na segunda-feira (19), que as autoridades não entregaram o corpo porque estão esperando que os vestígios de veneno desapareçam.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criticou seus comentários como “acusação absolutamente infundada e grosseira contra o chefe de estado russo”.
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am