São Paulo, Brasil – 29 de fevereiro de 2024 (São Paulo Finanças) – Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais das nações do G20 estão reunidos em São Paulo, Brasil, para dois dias de intensas discussões sobre o futuro da economia global.
O ministro das Finanças brasileiro, Fernando Haddad, deu as boas-vindas aos participantes na quarta-feira (28), destacando que o G20 é o fórum onde podem coordenar efetivamente políticas econômicas para que seus esforços “se multipliquem”.
Haddad enfatizou a necessidade de “redefinir a globalização”, incluindo o investimento não apenas para o lucro, mas também para respeitar princípios sociais e ambientais. Ele acrescentou que o Brasil deseja focar as discussões no combate à pobreza e às mudanças climáticas.
Entretanto, algumas questões geopolíticas se mostraram difíceis de serem deixadas de lado durante as discussões. O conflito na Ucrânia e seus efeitos na segurança alimentar e energética foram revistos.
Alguns dos presentes discutiram a possibilidade de usar os recursos provenientes de ativos russos congelados no exterior para financiar o esforço de guerra ucraniano. O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, alertou que tais apreensões minariam o sistema financeiro internacional.
Os participantes também abordaram as repercussões dos combates na Faixa de Gaza, incluindo os ataques a navios no Mar Vermelho. Eles temem que o conflito possa se intensificar, com efeitos catastróficos para a economia global.
O encontro do G20 em São Paulo visa aprofundar o diálogo e buscar soluções para os desafios econômicos e geopolíticos enfrentados pelo mundo atualmente.
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm