4.3 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 8:03: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida promete endurecer lei de controle de fundos políticos

Debate no Japão busca tornar mais transparente o financiamento político após escândalo envolvendo o Partido Liberal Democrata.

Tóquio, Japão – 6 de fevereiro de 2024 – Os legisladores japoneses estão debatendo maneiras de tornar o financiamento político mais transparente após um escândalo de arrecadação de fundos envolvendo várias facções do principal partido governista, o Partido Liberal Democrata (Liberal Democratic Party – LDP).

Okada Katsuya, um membro sênior da oposição e Secretário-Geral do Partido Democrático Constitucional, está instando o Primeiro-Ministro Kishida Fumio a realizar reformas rapidamente.

Ele disse: “Os políticos são julgados por seus resultados. Você deveria estar realizando reformas durante esta Sessão Dietética, e se não o fizer, deveria se comprometer a assumir a responsabilidade”.

O Primeiro-Ministro Kishida Fumio respondeu: “O LDP discutirá exaustivamente as mudanças legais com os outros partidos. Trabalharemos para revisar a Lei de Controle de Fundos Políticos durante a atual sessão da Dieta”.

Múltiplas facções dentro do LDP são suspeitas de não declarar receitas de eventos de angariação de fundos. Eles também supostamente pagaram propinas a alguns membros.

Atuais e antigos tesoureiros de três facções foram acusados de falsificar relatórios de fundos políticos.

O parceiro de coalizão do LDP, Komeito, também está pedindo novas medidas. O chefe de política do partido, Takagi Yosuke, diz que os legisladores devem ser responsabilizados quando seus tesoureiros quebram a lei.

Ele disse: “O público está se perguntando por que os políticos não são responsabilizados, mesmo quando seus contadores são pegos. Precisamos mudar a lei para punir os políticos quando sua equipe quebra as regras”.

Kishida respondeu: “Se introduzirmos a culpa por associação, precisaremos delinear claramente o escopo de quem se aplica e quando. Queremos discutir esses tipos de questões com os outros partidos”.

Partidos de oposição também pediram aos líderes das facções do PLD envolvidas no escândalo que se expliquem diante da Dieta.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img