Tóquio, Japão – 6 de fevereiro de 2024 – O Primeiro-Ministro japonês Kishida Fumio e sua homóloga italiana Giorgia Meloni concordaram em unir forças para enfrentar uma série de questões globais, incluindo Ucrânia e desarmamento nuclear.
O encontro em Tóquio na segunda-feira (5), também marcou a transferência da presidência do G7 do Japão para a Itália.
Kishida expressou sua apreciação pelo compromisso de Meloni em construir sobre os feitos da cúpula do G7 do ano passado em Hiroshima. Ele disse a Meloni que o Japão fará tudo o que puder para ajudar a Itália a sediar uma cúpula bem-sucedida em junho.
Kishida e Meloni confirmaram que seus países trabalharão juntos para enfrentar uma série de questões globais, incluindo os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como o desarmamento nuclear e a inteligência artificial.
Kishida e Meloni disseram que recebem com satisfação o progresso feito no desenvolvimento de aeronaves de combate de próxima geração em um projeto conjunto envolvendo Japão, Itália e Reino Unido. Os dois também concordaram em impulsionar a cooperação bilateral em segurança por meio de uma série de iniciativas, incluindo uma reunião planejada no próximo mês de autoridades de relações exteriores e defesa dos países.
Kishida, mais tarde, disse aos repórteres que a visita de Meloni ao Japão foi uma boa oportunidade para aprofundar os laços bilaterais. Ele afirmou que a Itália é uma parceira estratégica para o Japão e que Tóquio está pronta para trabalhar com o país para alcançar a paz e estabilidade globais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm