Yangon, Myanmar – 12 de fevereiro de 2024 – A junta militar de Myanmar anunciou neste sábado (10), o serviço militar obrigatório para jovens, aparentemente para compensar os soldados perdidos lutando contra forças pró-democracia e milícias étnicas.
Os meios de comunicação estatais do país informaram que a medida começará de acordo com uma lei promulgada em 2010 para obrigar o recrutamento.
A mídia afirmou que homens com idade entre 18 e 35 anos e mulheres com idade entre 18 e 27 anos devem servir por até dois anos. O serviço militar pode ser prorrogado para cinco anos durante um estado de emergência.
O exército ressaltou que todo cidadão tem o dever de proteger a independência, soberania e integridade territorial de Myanmar.
O exército do país assumiu o poder em um golpe em fevereiro de 2021. Desde então, tem lutado contra forças pró-democracia e milícias étnicas.
No entanto, o exército tem visto um número crescente de soldados mortos ou se rendendo após a aliança de militantes étnicos lançar ofensivas coordenadas no final de outubro, no estado oriental de Shan.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am