Suva, Fiji, 13 de fevereiro de 2024 – Representantes dos governos do Japão e de várias ilhas do Pacífico renovaram seu compromisso de manter a ordem internacional baseada em regras durante reunião realizada na segunda-feira (12), em Fiji. As discussões precedem a Reunião de Líderes das Ilhas do Pacífico que será realizada em Tóquio em julho.
Ministros das Relações Exteriores e outros diplomatas de alto escalão se reuniram para discutir questões de interesse mútuo, destacando a importância da cooperação regional em meio a desafios crescentes.
A Ministra das Relações Exteriores, Kamikawa Yoko, afirmou no início da sessão que a unidade regional é mais necessária do que nunca. Ela também expressou o desejo do Japão de ajudar a promover uma região do Pacífico mais resiliente e sustentável.
Em uma declaração do presidente divulgada após as discussões, os participantes concordaram em abordar conjuntamente questões como as mudanças climáticas. Eles também reafirmaram a importância de manter a ordem internacional baseada em regras e se opor a quaisquer tentativas de mudar unilateralmente o status quo por meio da força ou coerção.
A crescente influência da China sobre o Pacífico Sul, através de projetos de infraestrutura maciça e ajuda econômica, foi observada como um contexto para as discussões.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am