Saitama, Japão – 6 de fevereiro de 2024 – O uso de inteligência artificial para diagnosticar casos de influenza está se expandindo no Japão, conforme clínicas médicas buscam maneiras mais eficientes de lidar com a temporada de gripe.
Neste período do ano, as clínicas em todo o país estão ocupadas, pois a temporada de pico da gripe costuma ocorrer no início de fevereiro.
Nas últimas semanas, os casos de influenza têm aumentado. Na semana que terminou em 28 de janeiro, o número de casos relatados por cerca de 5.000 instituições médicas em todo o país foi de 94.694, ou 19,2 por instituição, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e outros. O total foi maior do que na semana anterior.
Um número crescente de clínicas está adotando um novo método de diagnóstico que utiliza inteligência artificial, em vez de coletar uma amostra do fundo do nariz com um bastonete (swab).
O novo método envolve uma pequena câmera equipada com inteligência artificial, que é usada para tirar uma imagem do interior da garganta. A ferramenta de IA avalia a imagem com base no que aprendeu com mais de 500.000 outras imagens de garganta e determina se a garganta possui folículos de influenza, que os especialistas dizem ser um sintoma característico da gripe.
Todo o processo leva apenas alguns segundos. Os médicos tomam a decisão final após conversar com os pacientes.
Uma clínica na Província de Saitama que utiliza equipamento de diagnóstico de gripe assistido por IA diz que é popular entre os pacientes que não gostam de bastonetes nasais. Autoridades afirmam que o novo método possibilita um diagnóstico rápido, pois os folículos de influenza tendem a surgir nas fases iniciais da infecção.
O diagnóstico utilizando este equipamento é coberto pelos esquemas de seguro saúde públicos.
- COP29 aprova meta de US$300 bi anuais para países em desenvolvimento - 24 de novembro de 2024 9:30 am
- Coreia do Sul não enviará representante a cerimônia no Japão - 24 de novembro de 2024 9:15 am
- Ucrânia perde 40% do território conquistado na região de Kursk - 24 de novembro de 2024 9:06 am