Jerusalém, Israel – 26 de Fevereiro de 2024 – O Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enfatizou sua intenção de avançar com uma ofensiva terrestre em Rafah, mesmo que um acordo de reféns seja alcançado. A cidade no sul da Faixa de Gaza abriga quase 1,5 milhão de palestinos.
Diversos veículos de imprensa israelenses e internacionais noticiaram que Israel e mediadores concordaram com uma proposta de pausa de aproximadamente seis semanas nos combates, em troca da libertação de cerca de 40 reféns mantidos pelo grupo Hamas.
Em uma entrevista à CBS News veiculada no domingo (25), Netanyahu declarou não conseguir prever se um acordo de reféns será alcançado. Ele afirmou que uma ofensiva terrestre será adiada um pouco se um acordo for feito, mas ocorrerá de qualquer maneira se não houver acordo.
Netanyahu destacou que a vitória total não está a meses de distância, mas a semanas, uma vez que a operação começar. Ele enfatizou a importância de alcançar o objetivo de guerra de destruir o Hamas, eliminando os últimos batalhões do grupo que ele alega estarem concentrados em Rafah.
A comunidade internacional expressa forte preocupação com a ofensiva em Rafah, pois é provável que cause mais baixas entre civis, muitos deles crianças.
Alguns cidadãos israelenses estão cada vez mais insatisfeitos com o lento progresso na libertação dos reféns e pedem negociações com o Hamas. Manifestantes entraram em confronto com a polícia durante um grande comício no sábado em Tel Aviv, a maior cidade comercial de Israel.
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am