Yokohama, Japão – 16 de fevereiro de 2024 – Foi apresentado à mídia uma embarcação que transporta dióxido de carbono liquefeito no processo de captura e armazenamento de carbono, conhecido como CCS. O sistema termina no armazenamento a longo prazo do dióxido de carbono coletado nas profundezas da terra.
O navio de 72 metros revelado na cidade de Yokohama possui dois tanques que podem transportar 850 toneladas de dióxido de carbono liquefeito.
O transporte estável de grandes quantidades de carbono é uma questão-chave para tornar o processo de CCS viável na prática. A Organização de Desenvolvimento de Energia Nova e Tecnologia Industrial, conhecida como, New Energy and Industrial Technology Development Organization – NEDO, está pronta para demonstrar a viabilidade de mover dióxido de carbono liquefeito em outubro deste ano. O navio operará entre a prefeitura de Hokkaido e a prefeitura de Kyoto.
A NEDO planeja aperfeiçoar a tecnologia de transporte até o ano fiscal de 2026. Também tem como objetivo introduzir uma embarcação capaz de transportar até 70.000 toneladas de CO2 no futuro.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am