Fukuoka, Japão – 28 de fevereiro de 2024 – O Ministério da Educação do Japão fez um chamado de emergência para orientação dietética consciente sobre segurança, após a morte de um menino do ensino fundamental engasgado com um ovo de codorna servido em um almoço escolar.
A junta de educação na cidade de Miyama, na prefeitura de Fukuoka, relatou que um menino de sete anos começou a comer seu almoço escolar na segunda-feira (26), quando ele se levantou, aparentemente tentando tossir o ovo.
O menino ficou incapaz de ficar em pé. Sua professora e a enfermeira da escola realizaram massagem cardíaca e RCP nele, mas sua condição não melhorou. O menino foi transportado para o hospital de helicóptero e foi declarado morto.
Acredita-se que o menino tenha morrido engasgado com um ovo de codorna com cerca de dois centímetros de diâmetro. O ovo cozido foi servido inteiro.
O ministério da educação enviou um aviso de emergência na terça-feira (27), para todas as juntas de educação provinciais em todo o país, pedindo-lhes para garantir a segurança e confirmar como responder a uma emergência médica de crianças engasgadas com comida.
O aviso alerta que as crianças podem engasgar facilmente com alimentos que contêm pouca umidade e alimentos em forma de bola que podem ser engolidos inadvertidamente. Diz que as crianças devem ser orientadas a cortar esses alimentos em pedaços fáceis de comer e mastigar bem. Os professores devem ficar de olho nas crianças durante o horário do almoço escolar.
O ministério da educação informa que um menino da quinta série morreu após engasgar com pão servido no almoço escolar em 2021 na cidade de Sado, na prefeitura de Niigata, e uma menina da primeira série em Osaka morreu engasgada com um ovo de codorna em 2015.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm