Tóquio, Japão – 14 de fevereiro de 2024 – O Ministério dos Transportes do Japão informou que uma aeronave de passageiros da Japan Airlines (JAL) entrou na pista de táxi errada no Aeroporto de San Diego, nos Estados Unidos, na semana passada. O incidente resultou na interrupção de pousos, obrigando uma outra aeronave a abortar sua aproximação e tentar novamente.
Segundo o ministério, o erro ocorreu em 6 de fevereiro. A aeronave, que se preparava para decolar com destino ao Aeroporto de Narita, em Tóquio, seguiu por uma pista de táxi diferente da indicada pelo controlador de tráfego aéreo. O controlador alertou sobre o equívoco, levando o avião a parar antes de entrar na pista de decolagem.
O piloto posteriormente informou aos oficiais da JAL: “Eu pensei equivocadamente que deveria virar mais adiante. Percebi algo estranho e, ao mesmo tempo, o controlador nos alertou sobre o erro, então parei o avião. Mas o avião já havia ultrapassado a linha de parada”.
Além disso, o ministério relatou que, em novembro, outra aeronave de passageiros da JAL, que havia voado de Narita para um aeroporto em Seattle, virou em uma pista adjacente sem permissão do controle de tráfego aéreo. A aeronave continuou cruzando a pista e seguiu em direção a um pátio de estacionamento.
A tripulação da aeronave havia entendido erroneamente uma instrução do controlador, que não alertou sobre o erro.
Felizmente, em ambos os incidentes, ninguém ficou ferido.
A JAL se recusou a comentar, citando uma investigação em andamento.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am