Tóquio, Japão – 6 de fevereiro de 2024 – As principais empresas de comércio do Japão estão ficando cada vez mais preocupadas com o aumento dos custos de transporte devido aos recentes ataques a navios no Mar Vermelho pelos terroristas Houthi do Iêmen.
A Sumitomo Corporation afirma que os custos podem aumentar à medida que evita a rota do Mar Vermelho e faz desvios ao redor do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, ao transportar materiais de aço e produtos químicos da Ásia para a Europa.
A empresa está antecipando algumas encomendas devido aos tempos de envio mais longos e também está considerando o transporte aéreo para alguns produtos.
O diretor financeiro Morooka Reiji disse em uma conferência de imprensa online na segunda-feira (5), que a cadeia de suprimentos da empresa para a Europa é limitada. No entanto, ele disse que pretende cooperar com clientes e fornecedores para garantir que a situação não afete negativamente seus negócios.
A Toyota Tsusho Corporation também expressou preocupação com o aumento dos custos devido à necessidade de rotas alternativas ao transportar peças automotivas para suas bases de produção perto da Turquia. A empresa acrescentou que qualquer aumento nas tarifas de navios na África e em outros lugares afetaria seus negócios até o final do ano fiscal de 2024.
O diretor financeiro Iwamoto Hideyuki disse em uma coletiva de imprensa online que a situação em torno da rota do Mar Vermelho ainda não influenciou o desempenho comercial recente da empresa. No entanto, ele disse que custos mais altos poderiam afetar os resultados comerciais para o período de três meses até março e até o final do ano fiscal de 2024.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am