Jacarta, Indonésia – 14 de fevereiro de 2024 – A eleição presidencial da Indonésia está marcada para quarta-feira. O atual presidente, Joko Widodo, não pode concorrer novamente, então o país com a quarta maior população do mundo terá um novo líder pela primeira vez em cerca de uma década.
A disputa envolve três candidatos principais: Anies Baswedan, que foi governador de Jacarta por 5 anos; Prabowo Subianto, atualmente ministro da defesa; e Ganjar Pranowo, ex-governador da província de Java Central por 10 anos. Todos eles estão em campanha com seus próprios companheiros de chapa, um dos quais se tornará vice-presidente.
A última pesquisa de opinião mostra Prabowo e o filho de Joko, Gibran Rakabuming Raka, liderando com uma taxa de apoio de mais de 51 por cento.
Prabowo é visto como o sucessor natural de Joko. O presidente em exercício inicialmente disse que seria neutro, mas a mídia local relatou que ele buscou ampliar o apoio a Prabowo anunciando assistência financeira principalmente para os pobres do país antes do dia da eleição.
Esta eleição é considerada a maior votação direta do mundo para escolher um líder, com mais de 200 milhões de eleitores aptos. Um candidato será eleito presidente se obtiver mais da metade dos votos na quarta-feira. Caso contrário, haverá um segundo turno em junho.
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am