Rio de Janeiro, Brasil, 22 de fevereiro de 2024 – O Brasil está sediando uma reunião de ministros das Relações Exteriores G20. Os diplomatas estão debatendo os conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia, além do papel de instituições como as Nações Unidas e o Banco Mundial.
Os ministros se encontraram na quarta-feira (21), no Rio de Janeiro durante o que os oficiais brasileiros chamam de “período de grande instabilidade geopolítica”.
Os líderes brasileiros esperam aumentar a influência dos países conhecidos como Sul Global. Eles desejam combater a desigualdade, promover o desenvolvimento sustentável e realizar reformas organizacionais. Eles afirmaram que fóruns como o Conselho de Segurança da ONU têm sido “insuficientes” para lidar com os conflitos atuais.
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse durante a reunião que o conselho tem demonstrado uma “paralisia inaceitável”. Ele acrescentou que a inação resultou na “perda de vidas inocentes”.
Os ministros passarão dois dias em discussões enquanto preparam o terreno para uma cúpula de líderes do G20 em novembro.
- Trump ameaça cancelar isenção fiscal de Harvard - 4 de maio de 2025 2:29 am
- Akazawa retorna ao Japão após negociações com os EUA - 4 de maio de 2025 2:18 am
- EUA impõem tarifa de 25% sobre produtos automotivos - 4 de maio de 2025 2:09 am