Seul, Coreia do Sul – 15 de fevereiro de 2024 – O comando militar da Coreia do Sul relatou a detecção de mísseis de cruzeiro lançados pela Coreia do Norte sobre as águas a leste da Península Coreana. Segundo o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, os mísseis foram avistados no nordeste da cidade oriental norte-coreana de Wonsan, por volta das 9 horas da manhã desta quarta-feira (14).
As forças sul-coreanas e norte-americanas estão realizando análises detalhadas sobre os lançamentos, incluindo a distância percorrida pelos mísseis.
Este é o quinto lançamento de mísseis de cruzeiro realizado pela Coreia do Norte este ano. Além do ocorrido hoje, houve lançamentos nos dias 24, 28 e 30 de janeiro e 2 de fevereiro. Observadores apontam que o ritmo dos lançamentos é incomum.
Um plano de defesa nacional de cinco anos estabelecido pela Coreia do Norte há três anos prevê o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro de longo e médio alcance.
O país tem realizado testes com mísseis de cruzeiro capazes de voar por longos períodos em baixas altitudes, com o objetivo de equipá-los com ogivas nucleares táticas.
Especialistas afirmam que a Coreia do Norte pretende utilizar essas armas para atacar as forças militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos na Coreia do Sul e no Japão em caso de contingência na Península Coreana.
Alguns também sugerem que a Coreia do Norte aparentemente está enfatizando que está avançando com seu plano de desenvolver mísseis de cruzeiro após determinar que sua tecnologia para lançar mísseis balísticos atingiu um certo nível.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am