Nova York, EUA – 9 de fevereiro de 2024 – Especialistas em sanções da ONU suspeitam que a Coreia do Norte esteja financiando seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis com dinheiro obtido através de ciberataques.
O painel, recentemente, submeteu seu relatório a um comitê do Conselho de Segurança da ONU. O relatório está programado para ser divulgado em algum momento nas próximas semanas.
Fontes diplomáticas da ONU citam o relatório como afirmando que a Coreia do Norte é suspeita de ter obtido cerca de 3 bilhões de dólares em ativos por meio de 58 ciberataques a empresas relacionadas a criptomoedas entre 2017 e 2023.
O relatório indica que Pyongyang usa o dinheiro para financiar o desenvolvimento de suas armas de destruição em massa. Afirma que o Norte “desenvolveu ainda mais armas nucleares e produziu materiais físsseis nucleares”.
O documento afirma que especialistas estão conduzindo uma investigação sobre muitos dos ciberataques suspeitos, supostamente perpetrados por grupos de hackers subordinados ao Bureau Geral de Reconhecimento da Coreia do Norte.
O relatório também menciona que o painel está analisando relatos de estados membros da ONU sobre o fornecimento pela Coreia do Norte de armas convencionais e munições em violação às sanções.
A Coreia do Norte é acusada de violar resoluções do Conselho de Segurança da ONU ao exportar mísseis balísticos para a Rússia para uso em sua invasão à Ucrânia.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am