Azumino, Japão – 21 de fevereiro de 2024 – Centenas de cisnes migratórios que passaram o inverno na Prefeitura de Nagano, no Japão central, começaram a voar de volta para casa, na Sibéria.
Os cisnes-tundra começaram a partir em direção ao norte por volta de sábado (17). Ao amanhecer de terça-feira (20), bandos foram vistos decolando em formação em meio a céus limpos e sem vento.
As aves chegam a um lago formado por uma represa no rio Saigawa, na cidade de Azumino, a cada outono. Um grupo local de monitoramento relata que o número de cisnes que passaram o inverno na região este ano atingiu 255, o mais baixo dos últimos 30 anos. Seus membros afirmam que houve menos neve nos arrozais das prefeituras de Yamagata e Niigata, então os cisnes podem ter garantido comida suficiente lá e não precisaram voar mais ao sul.
O líder do grupo, Aida Masashi, disse que os ventos do sul estão fortes agora, então os cisnes frequentemente voam contra prédios e encontram outros problemas ao seguir para o norte. Ele acrescentou esperar que eles possam chegar à Sibéria em segurança.
- Xi pede união da Ásia contra abusos tarifários americanos - 17 de abril de 2025 9:24 am
- Justiça condena Japão por abuso no Centro de Imigração de Osaka - 17 de abril de 2025 9:12 am
- Coreia do Norte enviou 4 milhões de projéteis à Rússia - 17 de abril de 2025 8:46 am