Pequim, China – 6 de fevereiro de 2024 – O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou que um tribunal em Pequim emitiu uma sentença de morte suspensa a um escritor australiano acusado de espionagem.
Yang Hengjun, ex-diplomata chinês que obteve cidadania australiana após se aposentar, foi detido pelas autoridades chinesas em janeiro de 2019 e acusado de espionagem no ano seguinte.
Aos 58 anos, Yang foi diagnosticado com um problema renal no ano passado, levantando preocupações sobre sua saúde.
A Ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, afirmou que a sentença de morte suspensa de Yang pode ser comutada para prisão perpétua após dois anos de bom comportamento.
Ela declarou: “O governo australiano está chocado com este resultado. Comunicaremos nossa resposta nos termos mais fortes possíveis”.
Wong acrescentou que todos os australianos esperam ver Yang reunido com sua família e que seu governo continuará expressando suas opiniões à China.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que o tribunal examinou rigorosamente o caso com base na lei, garantiu plenamente os direitos do réu no tribunal e permitiu que o lado australiano observasse a sentença.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am