Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2024 – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, transmitiu suas preocupações ao Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, sobre o apoio de Pequim à invasão da Rússia à Ucrânia.
Os dois principais diplomatas se encontraram na sexta-feira (16), à margem da Conferência de Segurança de Munique, que está ocorrendo na Alemanha.
O Departamento de Estado dos EUA afirmou que Blinken levantou preocupações sobre o apoio da China à indústria de defesa russa. Ele destacou a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan e no Mar do Sul da China. Além disso, enfatizou a necessidade de retomar as comunicações militares, conforme acordado em uma cúpula bilateral em novembro do ano passado.
Os dois lados teriam trocado opiniões sobre as situações no Oriente Médio e na Península Coreana.
Um alto funcionário de Washington sugeriu que os presidentes dos EUA e da China conversarão por telefone já na primavera.
Durante a reunião, Blinken e Wang teriam feito arranjos para uma cúpula bilateral. O Departamento de Estado dos EUA observou que a dupla reconheceu a importância de Washington e Pequim manterem linhas de comunicação abertas sobre uma série de questões estratégicas.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am