Pequim, China – 09 de Janeiro de 2024 – O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou firmemente o compromisso de intensificar a campanha contra a corrupção em um discurso proferido durante a sessão plenária de três dias da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Partido Comunista, que teve início nesta segunda-feira (8).
Xi Jinping destacou que, apesar dos avanços alcançados, a situação em relação à corrupção ainda é “grave e complexa”. Ele instou os membros da comissão a não se acomodarem com as conquistas passadas e a permanecerem vigilantes.
Durante o discurso, o presidente chinês enfatizou a necessidade de Pequim reprimir vigorosamente as ações que se baseiam no poder para obter lucro e prevenir a infiltração de vários grupos de interesses na arena política.
Xi Jinping comprometeu-se a expandir os esforços na luta contra a corrupção em diversos setores, incluindo finanças, energia e saúde. A campanha anti-corrupção em Pequim é vista como um meio pelo qual Xi consolidou sua base de poder. A agência de notícias estatal Xinhua relatou que, até outubro do ano passado, as autoridades haviam lidado com mais de 1,28 milhão de casos de corrupção.
Observadores estão atentos para ver se a Comissão de Inspeção Disciplinar abordará questões relacionadas ao ex-ministro da Defesa, Li Shangfu, e ao ex-ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, que foram destituídos de seus cargos. Alguns veículos de imprensa estrangeira noticiaram um escândalo de corrupção envolvendo Li. O discurso de Xi Jinping reflete uma determinação contínua em enfrentar a corrupção e manter a integridade no seio do Partido Comunista Chinês.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am