Gaza – 28 de janeiro de 2024 – Algumas mídias dos Estados Unidos relatam que veículos e instalações pertencentes à agência de ajuda da ONU em Gaza, UN Relief and Works Agency for Palestine Refugees – UNRWA, podem ter sido utilizados durante o ataque do grupo terrorista Hamas a Israel em 7 de outubro.
A UNRWA iniciou uma investigação sobre alegações de que alguns de seus funcionários estiveram envolvidos no ataque fatal, baseando-se em informações fornecidas por Israel.
O site de notícias dos EUA, Axios, citou um oficial sênior israelense, afirmando que as informações indicam a participação ativa de funcionários da UNRWA no ataque, com o uso de veículos e instalações da agência.
Esse oficial disse à Axios que grande parte das informações foi obtida durante interrogatórios de terroristas do Hamas que foram presos.
Após as alegações, os Estados Unidos, o maior doador da UNRWA, e outros cinco países, incluindo o Reino Unido e o Canadá, anunciaram a suspensão de financiamento adicional para a agência até que medidas necessárias sejam tomadas.
As forças israelenses continuam seus ataques na cidade do sul de Khan Younis e em outras áreas do enclave palestino. Terroristas do Hamas informaram no sábado (27), que 174 pessoas morreram nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 26.257.
A UNRWA desempenha um papel fundamental na distribuição de suprimentos de ajuda e administração de abrigos em Gaza. Preocupações crescem de que os últimos desenvolvimentos possam agravar a situação humanitária na região.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am