2.7 C
Kóka
sexta-feira, 7 fevereiro, 2025 5:04: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tribunal de Hong Kong ordena liquidação da Evergrande

Gigante imobiliária Evergrande Group enfrenta liquidação após acumular mais de 300 bilhões de dólares em dívidas.

Hong Kong, China, 30 de janeiro de 2024 – Um tribunal em Hong Kong ordenou a liquidação do grupo imobiliário Evergrande, que deve mais de 300 bilhões de dólares a credores.

A empresa deve se preparar para a venda de seus ativos em Hong Kong, sob administradores designados pelo tribunal.

A Alta Corte de Hong Kong adiou sua decisão sobre a liquidação no início de dezembro, dizendo que precisava de mais tempo para estudar o plano de reestruturação da dívida da Evergrande.

Não está claro se os ativos da empresa na China continental também serão vendidos.

Um especialista diz que Pequim precisará concordar, separadamente, com a liquidação antes que o processo possa começar na China.

O Professor Fukumoto Tomoyuki, da Universidade de Economia de Osaka, disse: “A aprovação do tribunal chinês é necessária para determinar em que medida os administradores de Hong Kong têm jurisdição na China continental”. Ele acrescentou: “Não acredito que credores estrangeiros serão priorizados em alguns casos, e os compradores locais não receberão suas casas”.

A decisão de segunda-feira  (29), destaca o estado difícil do mercado imobiliário da China. Números recentes mostram que o índice de preços de habitação de dezembro caiu em relação ao mês anterior em 62 das 70 principais cidades.

O investimento no desenvolvimento imobiliário no ano passado caiu 9,6% em comparação com 2022, marcando o segundo ano consecutivo de declínio.

Em outubro passado, um comitê internacional declarou que a maior incorporadora imobiliária do país, Country Garden, havia entrado em default em parte de sua dívida.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img