14.4 C
Kóka
sábado, 19 outubro, 2024 1:21: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tremores anteriores levaram ao desabamento de muitas residências no terremoto do Japão afirma especialista

Professor da Kanazawa Institute of Technology aponta que anos de atividade sísmica na Península de Noto enfraqueceram a resistência sísmica de construções antes do terremoto devastador de segunda-feira (1).

Kanazawa, Japão – 6 de janeiro de 2024 – Antes do devastador terremoto que atingiu a Península de Noto na última segunda-feira (1), anos de atividade sísmica na região podem ter enfraquecido significativamente a resistência sísmica de muitas construções, segundo especialistas. O Professor Yamagishi Kuniaki, da Kanazawa Institute of Technology, revelou que a região enfrentou repetidos tremores desde aproximadamente 2020, com um deles atingindo a intensidade superior 6 na escala japonesa em maio do ano passado.

De acordo com Yamagishi, esses tremores podem ter causado o deslocamento de pilares ou o desmoronamento de paredes de terra em muitas edificações na região. Ele destacou que muitas dessas construções são de madeira e foram erguidas antes de 1950, quando a Lei de Padrões de Construção entrou em vigor. Além disso, salientou que a proporção de casas resistentes a terremotos na duramente atingida Suzu City, no final de março de 2019, era de apenas 51%, muito abaixo da média nacional de 87%.

O especialista mencionou o desabamento de um edifício com sete andares em Wajima City, outra área gravemente afetada pelo terremoto. Embora ressalte a necessidade de exames detalhados, Yamagishi afirmou que as imagens indicam que os pilares subterrâneos podem ter sido danificados, tornando-os incapazes de sustentar o prédio. Ele também sugeriu a possibilidade de liquefação do solo.

Comparando com terremotos poderosos que atingiram a mesma região no ano passado, Yamagishi observou que desta vez muitos mais edifícios foram destruídos. Ele alertou que os residentes podem ser obrigados a reconsiderar suas habitações, optando, por exemplo, por casas projetadas para resistir a outro grande terremoto. O impacto da atividade sísmica anterior na região ressalta a importância de investimentos em construções mais resilientes e a revisão das normas de segurança em áreas propensas a terremotos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img