Taipei, Taiwan – 10 de janeiro de 2024 – O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou que um foguete chinês carregando um satélite sobrevoou a ilha na tarde desta terça-feira, desencadeando alertas para os residentes e levantando preocupações com a segurança nacional.
Segundo o ministério, o foguete passou sobre o sul de Taiwan após decolar do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan. Ao mesmo tempo, a Televisão Central estatal da China relatava o lançamento de um foguete com satélite a partir do referido centro.
O ministério informou que o foguete voou acima da atmosfera, e um sistema de alerta foi ativado com base em informações, incluindo a trajetória do foguete, obtidas pelas forças armadas de Taiwan.
Cerca de 10 minutos após o lançamento, mensagens de alerta foram enviadas pelo menos duas vezes para os telefones celulares dos residentes de Taiwan. As mensagens estavam em chinês e inglês, sendo a versão chinesa mencionando um “lançamento de satélite” e a versão em inglês um “lançamento de míssil”. O ministério chamou a discrepância de um “descuido” sem relatos de confusão significativa entre os residentes.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, estava visitando a cidade de Kaohsiung quando os alertas foram emitidos. A televisão local TVBS noticiou que Tsai, com um sorriso, pediu às pessoas que não se preocupassem.
A TVBS também relatou que, no mês passado, quando o ministério da defesa informou sobre vários lançamentos de satélites pela China, nenhum alerta desse tipo foi emitido.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am