Tóquio, Japão, 26 de janeiro de 2024 – A agência espacial japonesa anunciou que sua sonda lunar não tripulada, SLIM, realizou o primeiro pouso “preciso” do mundo na superfície da lua no último sábado (20). O Japão se torna o quinto país a pousar uma sonda lunar.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, JAXA, realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25). Ela explicou que a análise detalhada dos dados mostra que a SLIM, ou Smart Lander for Investigating Moon, pousou cerca de 55 metros a leste do ponto alvo. A SLIM fez um pouso “preciso” na lua ao aterrissar dentro de 100 metros da área alvo.
Em contraste, sondas enviadas por outros países à lua no passado erraram seus pontos alvos por vários quilômetros.
A JAXA também informou que dois pequenos robôs foram liberados pela SLIM pouco antes do pouso e estão funcionando normalmente. Eles enviaram imagens da SLIM deitada na superfície lunar, com seus motores principais apontando para cima.
A agência explicou que, durante a descida da SLIM em direção à superfície lunar, um de seus dois motores principais perdeu impulso a uma altitude de cerca de 50 metros devido a algum tipo de anormalidade.
Isso resultou em um pouso da SLIM em um ângulo inesperado que torna impossível para seu painel solar receber luz solar suficiente para gerar eletricidade. A JAXA explicou que o painel está atualmente voltado para o oeste e poderá começar a gerar eletricidade se a luz solar começar a brilhar a partir do oeste.
O Gerente do Projeto SLIM da JAXA, Sakai Shinichiro, disse que dá à missão SLIM uma nota perfeita em termos de seu pouso preciso bem-sucedido.
Ele acrescentou que sua equipe continuará fazendo o que puder para restaurar a capacidade da sonda de gerar energia solar.
- Japão aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2025 - 27 de dezembro de 2024 2:45 pm
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm