Noto, Japão – 30 de janeiro de 2024 – Passaram-se quatro semanas desde os grandes terremotos que atingiram a Península de Noto no Ano Novo. Mais de 230 pessoas foram confirmadas mortas. Mais de 14 mil evacuados ainda estão vivendo em abrigos.
O terremoto de magnitude 7,6 virou de cabeça para baixo a vida das pessoas. Mais de 43 mil residências foram danificadas na área de Noto e arredores.
Os tremores também desencadearam liquefação generalizada. Especialistas inspecionaram a área no domingo (28), mas disseram que ainda não sabem a escala completa dos danos.
Autoridades em Ishikawa afirmam que cerca de 14.500 pessoas ainda estão em centros de evacuação. Mais de 90 pessoas estão vivendo em seus carros. Muitas residências ainda estão sem água corrente. Existe apenas uma pequena possibilidade de que a maioria dos residentes retorne para casa. Por isso, agora, os oficiais estão buscando mover os sobreviventes para hotéis em áreas não afetadas pelo terremoto.
As autoridades dizem que habitações temporárias serão construídas já na próxima semana para aqueles que permanecerão evacuados por longo prazo.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm