2.5 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 9:01: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Sobe para 126 o número de mortos pelo terremoto que atingiu a Província de Ishikawa

Mais de 200 pessoas ainda desaparecidas enquanto equipes de resgate enfrentam desafios em meio a condições adversas.

Ishikawa, Japão – 07 de janeiro de 2024 – O cenário sombrio em Ishikawa, Japão, após o terremoto de magnitude 7.6 que atingiu a região na última segunda-feira (1), continua a se desdobrar, com autoridades relatando que o número de mortos subiu para 126. Além disso, mais de 200 pessoas ainda estão desaparecidas, aumentando a angústia e a urgência nas operações de resgate.

O terremoto do Ano Novo deixou pelo menos 10 pessoas, incluindo uma criança de 8 anos, presas em uma parte da cidade de Anamizu, onde deslizamentos de terra destruíram várias casas. Ruas e estradas bloqueadas complicam os esforços para chegar aos sobreviventes, e as Forças de Autodefesa do Japão estão utilizando helicópteros para realizar operações de resgate e entregar suprimentos às áreas isoladas.

No entanto, os sobreviventes enfrentam desafios adicionais, com relatos de escassez de itens essenciais, como gasolina e querosene. A situação permanece difícil em instalações destinadas aos idosos, com danos severos em algumas estruturas, obrigando os residentes a viver em espaços limitados. Alguns locais estão tomando medidas extremas, como o uso de água da chuva armazenada para descargas de banheiros.

As autoridades alertam que as condições climáticas previstas para o final de semana só agravarão o perigo nas áreas afetadas pelo terremoto. Chuvas são esperadas até este domingo (7), em toda a região de Hokuriku e na Prefeitura de Niigata, aumentando o risco de deslizamentos de terra devido ao solo instável. Um frente fria no domingo à tarde pode trazer neve até segunda-feira, especialmente em áreas montanhosas.

Os centros de evacuação na prefeitura abrigam atualmente cerca de 30.000 pessoas, enquanto aproximadamente 66.000 residências ainda estão sem água. A atividade sísmica persistente na Península de Noto e áreas circundantes aumenta a apreensão, com um terremoto poderoso de magnitude 5.4 atingindo Ishikawa na manhã de sábado. As autoridades instam os residentes a permanecerem alerta para possíveis tremores, inclusive de magnitude semelhante ao terremoto inicial de 7.6.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img