Tóquio, Japão – 31 de dezembro de 2023 – Pelo quarto ano consecutivo, o distrito de Shibuya, em Tóquio, decidiu não realizar o evento de contagem regressiva de Ano Novo ao redor de sua principal estação de trem. Autoridades do distrito expressam preocupações com a possibilidade de problemas devido à aglomeração extrema de pessoas.
Até 2019, o distrito de Shibuya realizava eventos de contagem regressiva, mas em 2020, suspendeu-os devido à pandemia de COVID-19.
O domingo (31), marcou o primeiro feriado de fim de ano no Japão desde que o governo reclassificou o COVID-19 para a mesma categoria da gripe sazonal.
Este ano, as autoridades estão cautelosas de que eventos ao ar livre possam atrair multidões enormes e aumentar os riscos de problemas, como consumo de álcool em público e aglomerações.
Mesmo com o cancelamento do evento, pessoal de segurança foi destacado na noite de Ano Novo, já que muitas pessoas se reuniram no famosa cruzamento de pedestres em frente à estação.
De acordo com a ordenança sobre o consumo de álcool ao ar livre, restrições estão em vigor das 18h de domingo às 5h desta segunda-feira. Lojas de conveniência e outros varejistas serão solicitados a se absterem de vender bebidas alcoólicas durante esse período.
O prefeito de Shibuya, Hasebe Ken, pediu compreensão e cooperação. Ele afirmou que a decisão de não realizar eventos este ano foi tomada diante do aumento no número de visitantes em Shibuya.
A decisão destaca a preocupação contínua com a segurança e saúde pública, mesmo com a mudança na classificação da COVID-19, refletindo a abordagem cautelosa adotada pelas autoridades para evitar riscos desnecessários durante as celebrações de Ano Novo.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm