Jerusalém, Israel – 30 de janeiro de 2024 – Alguns membros do gabinete israelense estão causando controvérsia ao propor que o país controle Gaza e retome assentamentos judaicos no território após eliminar o grupo terroristas islâmico Hamas.
Mais de 10 ministros, incluindo aqueles de um partido de direita que faz parte do governo de coalizão de Netanyahu, participaram de um comício organizado por grupos de direita e extrema-direita em Jerusalém no domingo (28).
Eles afirmaram que os israelenses deveriam retornar a Gaza e controlar o território se não quiserem outro ataque como o de 7 de outubro.
O Primeiro Ministro, Benjamin Netanyahu, prometeu erradicar o Hamas, mas se mostra contrário a colocar Gaza sob controle direto.
Outros membros do gabinete, durante o período de guerra, estão criticando seus colegas que participaram do comício.
Na segunda-feira, as forças armadas israelenses anunciaram que as ofensivas aéreas e terrestres continuam na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, onde afirmam que o Hamas tem um quartel-general operacional, e na cidade de Gaza, no norte.
O grupo terrorista Hamas afirma que 26.422 pessoas foram mortas desde o início das ofensivas.
Elas também afirmam que há graves escassez de combustível para geração de energia e de suprimentos médicos, sendo necessário transferir imediatamente cerca de 7.000 feridos ou doentes para hospitais fora de Gaza.
Enquanto isso, o Escritório do Primeiro Ministro de Israel disse no domingo que “ainda existem lacunas significativas” nas negociações entre Israel e o Hamas.
As conversas sobre a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas e a interrupção dos combates são mediadas pelo Catar e Egito, contando também com a presença dos Estados Unidos.
A mídia israelense cita fontes governamentais afirmando que o Hamas está exigindo fortemente o fim total dos combates.
Relatos também indicam que uma reunião do gabinete durante o período de guerra será convocada já na segunda-feira para discutir o rumo das negociações.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am